Obesidade
Perca peso. Ganhe Saúde
A obesidade já é reconhecida pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, atingindo próximos de 30% da população adulta. No Brasil, existem cerca de um milhão de obesos mórbidos e este número está crescendo a cada ano, assim como nos países desenvolvidos.
Diversas são as causas que levam à obesidade como fatores genéticos, alterações psicológicas, hormonais, ambientais, erros alimentares, sedentarismo entre outras.
Os fatores genéticos são responsáveis por 25% a 50% dos casos de obesidade, mas esses fatores e o modo como ocorre essa transmissão genética ainda não são completamente conhecidos. As causas hormonais e o comer exageradamente são causas pouco freqüentes da obesidade.
Doenças causadas pela obesidade
Além de uma qualidade de vida extremamente comprometida e limitada, os riscos inerentes ao excesso de peso levam a uma diminuição da expectativa de vida, devido às diversas doenças ocasionadas pela obesidade: diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias, hérnias, cálculos na vesícula, artroses, varizes, alterações psicológicas, infertilidade e disfunções sexuais são alguns dos muitos distúrbios decorrentes da obesidade, além de problemas conjugais, no trabalho e social.
Avaliação da obesidade
Apesar dos diversos recursos disponíveis para a redução de peso como dietas balanceadas, exercícios físicos controlados, tratamento medicamentoso com diferentes drogas, nem sempre se consegue uma redução de peso suficiente, ou o emagrecimento é duradouro, seguido de novo ganho de peso.
Isso se torna mais evidente nos obesos severos, com um excesso de peso acima de 45 Kg, onde o sucesso com o tratamento clínico conservador é quase nulo.
Para sabermos se uma pessoa encontra-se numa situação de obesidade severa devemos utilizar o cálculo de Índice de Massa Corpórea ( IMC)
O IMC serve como referencial para avaliação da Obesidade nos pacientes e subsidiam as indicações para cirurgia bariátrica, que ocorrem nos seguintes casos;
– Em casos onde o excesso de peso atinge um Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 Kg/m², por um tempo superior a 02 (dois) anos, e com diversas tentativas de tratamento de emagrecimento com especialistas na área, sem sucesso.
– Casos de IMC acima de 35 Kg/m2², desde que apresentando alguma doença decorrente da obesidade. Para estes casos, a cirurgia é o único método comprovado de redução significativa do peso, mantendo-o ao longo dos anos.
Categoria Índice de Massa Corpórea
– Peso Normal 19 – 25
– Sobrepeso 26 – 30
– Obesidade Leve 31 – 35
– Obesidade Média ( II ) 36 – 40
– Obesidade Severa ( III ) 41 – 45
– Obesidade Mórbida 46 – 50
– Super Obeso 50 ou mais
Cálculo do IMC = Peso (Kg) / Altura² (m²)