No sábado , 08/11/2014, foi inaugurado o “Centro de Especialidades de Valinhos Dr Admar Concon”, uma grata homenagem e reconhecimento a um dos pioneiros da medicina em Valinhos, o Dr Admar Concon, fundador da Clínica Concon/GCBV.
Contando com a presença de inúmeras autoridades, médicos, amigos e familiares, Dr Admar Concon deixou registrada em sua fala, a honra e emoção da família Concon e também da equipe da Clínica, a qual está transcrita a seguir:
“Foi com muita alegria e emoção que nossa família recebeu a notícia dessa homenagem ao nosso pai. Agradecemos imensamente a iniciativa do prefeito Clayton Machado e de sua equipe por essa ideia, assim como agradecemos a todos os vereadores que, de pronto, aprovaram esse projeto.
Entendemos a importância deste Centro de Especialidades de Valinhos para toda a população, que agora passa a se chamar CEV “Dr Admar Concon”. Um projeto e uma obra de enorme responsabilidade e seriedade, que recebe o nome de um grande homem.
Agradeço em meu nome, em nome de minha mãe, Jocy, de meus irmãoes, Christina, Fernanda e João Luiz, em nome de toda família Concon, e me atrevo a agradecer em nome de todos os valinhenses.
O Dr . Concon, valinhense de nascimento e de coração, um autêntico “pé de figo roxo”, dedicou a sua vida a esta cidade, a esta população, à medicina, aos seus pacientes. E fez isso com amor, dedicação, com doação, com paixão.
Amava a Santa Casa como se fosse uma filha e era, pois ele foi um dos responsáveis pela sua concepção, sua fundação, sua construção, sua organização, sua consagração. A sua vida era os seus pacientes, a sua profissão, o seu consultório, a Santa Casa e também sua família.
Os períodos de ausência junto à família, para se dedicar aos seus pacientes, sempre foram perfeitamente compreensíveis pelos seus filhos, que sempre o admiravam pela sua dedicação e disposição ao trabalho. Nós o amamos não só como filhos, mas também como eternos admiradores e fãs. Foram inúmeras vezes que ouvimos de seus pacientes e amigos, de todas as idades – “ele era um pai para mim”. Eu não sabia que tinha tantos irmãos, e isso me fez admirá-lo ainda mais.
A imagem daquele médico de branco andando rapidinho pelos corredores da Santa Casa de Valinhos ou com a roupa do centro cirúrgico e o gorro na cabeça, vai ficar na memória de muitos de nós, que tivemos o privilégio e a honra de trabalhar, conviver e aprender com ele.
Ele participou de cirurgias até os 70 anos de idade. Atendeu no consultório até os 86 anos de idade, diariamente. Depois disso, pela dificuldade de escrever e ser traído pela memória ao tentar lembrar os nomes de alguns medicamentos, resolveu parar, E muitos o procuravam para apenas conversar. Quando ele precisou de fisioterapia com aparelhos especiais, que só existiam no Recanto dos Velhinhos, alguns dos hóspedes aproveitavam para uma consultinha rápida. E o nosso pai adorava isso, poder ajudar alguém.
Nos últimos meses de vida, Dr Concon precisou ser internado no hospital por algumas vezes. Numa dessas internações, eu tentando animá-lo, disse a ele:
-Força, campeão, que daqui a pouco você já vai para casa”. E ele me respondeu:
-Eu já estou em casa.
Muito obrigado por esta merecida homenagem, por esse reconhecimento. Que o seu exemplo de vida, de disposição ao trabalho, de dedicação ao próximo, de retidão, de integridade e doação seja seguido e almejado por muitos de nós.
Agradeço a Deus nesse momento e que Deus continue a nos iluminar.
Muito obrigado a todos”.