Imprensa

IMC – o que é e por que é importante saber o seu!

Eu sempre falo por aqui sobre o IMC (Índice de Massa Corporal). Mas você sabe o que ele é e por que é importante saber qual o é o seu? O IMC é um cálculo, adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e considerado um padrão internacional, para medir se o seu peso, considerando a altura, está dentro do normal. Dessa forma, é possível saber se a pessoa está acima, abaixo ou dentro de um peso saudável.

Atualmente, se você colocar na busca do Google “como calcular IMC”, vai encontrar diversas calculadoras on-line que darão o resultado rapidamente. Basta inserir seu peso e sua altura. No site www.clinicaconcon.com.br, na aba “cirurgia bariátrica”, você vai encontrar um modelo. Mas também é possível fazer a conta manualmente ou pela calculadora. Basicamente, este índice é medido pela fórmula IMC= Peso (Kg) / Altura (m)².

Para saber o que diz o resultado do seu IMC, existe uma tabela de referência. IMC menor que 18,5 significa peso abaixo do normal; de 18,5 a 24,4, peso normal; de 24,5 a 29,9, sobrepeso ou pré-obesidade (já começa a haver um risco considerável para a saúde); de 30 a 34,9, obesidade grau 1 (risco aumentado para vários tipos de doença); de 35 a 39,9, obesidade grau 2, com risco muito aumentado para doenças; de 40 para cima, obesidade grau 3 ou obesidade mórbida, com risco altíssimo para a sua saúde.

Vale destacar que o IMC é um cálculo universal, mas que nem sempre é capaz de avaliar o peso ideal e a saúde de uma pessoa. Sexo, idade, etnia e o estilo de vida também devem ser considerados, principalmente quando falamos de crianças, idosos ou atletas de alta performance. Um halterofilista, por exemplo, provavelmente terá um IMC alto, mas não porque está acima do peso, e sim porque tem muito músculo, que é mais pesado que a gordura.

Faça o cálculo do seu IMC e, caso seu peso não esteja dentro do considerado normal, procure um tratamento. Há opções de tratamentos clínicos, endoscópicos e cirúrgicos para a obesidade. Para a cirurgia bariátrica, você precisa ter obesidade grau 2, com doenças associadas à obesidade, ou obesidade grau 3, sem necessidade de comprovar doenças associadas. Além disso, é necessário comprovar que já tentou emagrecer por mais de dois anos, sem sucesso no tratamento.

Lembre-se! A Obesidade é uma doença sem cura, mas com tratamento. Ela causa ou agrava muitas outras doenças que podem ser fatais.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho