BARRX
Para quem é indicado o BARRX?
O BARRX é indicado para pessoas que possuem o refluxo gastroesofágico há vários anos e sua esofagite erosiva evoluiu para uma mudança da célula esofágica (metaplasia agravada por displasia) e desejam uma nova opção de tratamento, para retirar essas células anormais e prevenção do câncer de esôfago.
Como é realizado o BARRX?
O BARRX é um procedimento simples, rápido e ambulatorial.
É realizado com sedação anestésica e, em alguns casos, com anestesia geral.
É acoplado um cateter na ponta do endoscópio, que é introduzido no esôfago do paciente.
Com movimentos suaves, o endoscopista realiza a ablação do local com radiofrequência.
Dessa forma, toda a mucosa doente é removida.
Vantagens
– Procedimento ambulatorial, realizado por endoscopia, propicia uma recuperação mais rápida para o paciente.
– Evita o câncer e melhora a qualidade de vida do paciente
Esôfago de Barrett
O Esôfago de Barrett é uma doença que atinge cerca de 10% dos pacientes que convivem com refluxo gastroesofágico por muitos anos. Ele caracteriza-se pela mudança nas células do esôfago e é considerado pré-maligno, ou seja, pode causar câncer.
Não há sintomas específicos do Esôfago de Barrett. O paciente procura o médico devido aos sintomas do refluxo gastroesofágico, que costumam ser azia, arroto, indigestão, náusea, boca amarga, tosse crônica após alimentação e aumento de gases.
O diagnóstico do Esôfago de Barrett é realizado por endoscopia e biópsia com posterior exame anátomo-patológico.
Quando o paciente está em uma fase inicial da doença, ele é submetido a um tratamento com medicamentos e mudança de hábitos, mas é importante destacar que o tratamento é para o refluxo. Não há um tratamento específico com medicamentos para o Esôfago de Barrett. Já nos casos mais avançados, é realizada uma cirurgia.
O BARRX , tratamento realizado por endoscopia, evita que o paciente seja submetido a um procedimento mais invasivo.
*Para prevenir ou diagnosticar precocemente a doença do Esôfago de Barrett, mantenha sempre seu check-up médico em dia e caso sinta alguns dos sintomas , procure um médico especialista.
Para saber mais sobre o Esôfago de Barrett e o tratamento BARRX, realizado por endoscopia, assista esses vídeos do canal da Clínica Concon: